Se você é como eu, uma apaixonado por inovação,  é quer trabalhar inovação como uma cultura para sua empresa, venha comigo refletir sobre alguns pontos deste tema.

Primeiro vamos deixar claro:

A criatividade é pensar coisas novas. A inovação é fazer coisas novas.

Theodore Levitt

Toda empresa, seja ela pequena, média ou grande pode e deve inovar em seus produtos e serviços, isso para ela é uma questão de sobrevivência. Existem dois tipos de inovação,  a disruptiva: algo totalmente novo, ou a incremental: usada na melhorias de produtos ou processos que já existem, gerando novas oportunidades.

Aqui vão algumas dicas para você que pretende trabalhar inovação no seu dia a dia da sua empresa:

Comece com cultura de inovação

Deixe todos os colaboradores cientes da importância das suas idéias dentro da empresa e crie um ambiente que estimule este pensamento, entenda como nascem as boas idéias..

Crie um ambiente adequado

Defina lugares onde as pessoas possam se sentir a vontade para expor suas idéias e discuti-las abertamente, uma sala pode se tornar um laboratório, materiais como post it’s, canetas e quadros de escrever podem ajudar estas pessoas.

Defina um responsável

Naturalmente as pessoas vão entendendo que novas idéias vão surgir de forma orgânica, mas é importante ter uma pessoa para organizar e isso deve ser trabalhado dentro da empresa, ela poderá realizar reuniões e dinâmicas que conscientize os funcionários da importância deste tipo de frente e estimule as pessoal a pensarem fora da caixa.

Viabilize as idéias geradas

Juntamente com a motivação, viabilizar as idéias geradas são os principais desafios para que quer implementar uma frente de inovação em sua organização, isso porque o desenvolvimento de boas idéias normalmente não são fáceis de serem implementadas.

Seja transparente

Uma boa forma de não gerar expectativas desnecessárias nos interessados em inovação é ser transparente, crie um planejamento que aborde desde como será captadas e priorizadas as idéias, até onde elas chegarão, mesmo que isso seja apenas um protótipo validado que ficará a disposição da empresa, afinal, é melhor ter uma boa ideia na mão, do que ter várias perdidas entre os colaboradores.

Premie as boas idéias e iniciativas

Muitas empresas bonificam os participantes com premiações em dinheiro, treinamentos ou brindes, em alguns casos até tornam os idealizadores da ideia em Owner (Responsável/Dono) do produto que será desenvolvido, o importante é que este colaborador seja valorizado e sinta parte fundamental da proposta que ele fez.

Gerar valor através de cocriação é uma solução muito eficiente. Esta é a hora de usar isso a favor da sua empresa, saiba que o retorno a longo prazo é muito grande, então não feche os olhos para esta grande oportunidade e se precisar de ajuda conte conosco.

Aproveite para entender como organizar times de produtos com nosso post: “Squads e seus papeis em rotinas ágeis“, isso pode te ajudar a organizar o processo de inovação na sua empresa.

Até a Próxima!