Squad é o nome dado a equipe de profissionais que trabalham em conjunto para um determinado produto, esta organização pode sofrer algumas pequenas mudanças dependendo da empresa mas de modo geral os profissionais que integram este time são divididos em duas partes, time estratégico e time operacional:

Time estratégico:

PO – Product Owner 

Responsável por tomar decisões do produto, ele decide como será o caminho para alcançar os objetivos definidos pela empresa, analisando as informações que recebe dos seus pares olhando os pilares de Negócio, Tecnologia e Experiência do Usuário. 

MKT – Profissionais de Marketing 

É o profissional com a visão de negócio, (Em muitos casos esta visão está centralizada no papel do PO), ele que ajuda com os objetivos de negócios da empresa em relação ao produto que está sendo criado.

UX – User Experience

Atua como par do PO, apoiando com decisões que impactam na experiência do usuário, pesquisando e validando soluções, ajudando na priorização de melhorias e novas funcionalidades com base nas dores do usuários.

SM – Scrum Master

É o responsável pela organização das rotinas da Squad, tirando os impedimentos que aparecem no decorrer do processo de desenvolvimento, sejam eles técnicos ou operacionais, ajuda os colaboradores com o refinamento do que precisa ser feito para entender o nível de esforço dedicado em cada tarefa.   

Rotinas ágeis

Vou dar uma resumida em como funciona as rotinas de trabalho, atualmente muitas empresas de tecnologia adotam o formato ágil com uma metodologia chamada Scrum, onde as entregas são quebradas em pequenas tarefas que são entregues de forma gradativa em intervalos que são chamados de Sprints que tempo pré determinado de 10 a 15 dias de atuação.

Entre os ritos desta metodologia temos também:

Daily:

Esta é uma reunião rápida realizada diariamente que tem como objetivo saber onde cada integrante está trabalhando e se ele possui algum impedimento para evoluir com sua tarefa.

Refinamento:

São reuniões semanais que tem como objetivo mapear  pontos de atenção e melhorias nas entregas que estão sendo feitas.

Review:

Reunião realizada no final das Sprints para ser compartilhado com os envolvidos, tudo que foi realizado no decorrer da sprint.

Retrospectiva:

Reunião feita pós review, com o objetivo de pontuar atuações e melhorias que no processo da última sprint, normalmente nesta reunião saem alguns pontos de melhorias para o time.

Planning:

Esta é a reunião realizada com todo o time para planejar tudo que será feito na próxima sprint.

É importante saber como funciona os ritos das rotinas ágeis, pois a atuação do UX Design funciona melhor quando ele antecipa o que está sendo desenvolvido na Sprint, isso porque seus entregáveis serão insumos necessários para as decisões do PO e o desenvolvimento das tarefas da Sprint, mas isso é um papo para outro post.

Gostou do post, então comenta ai! Vou adorar ajudar você entender um pouco mais sobre o dia a dia da nossa profissão!