Ainda grande a dúvida sobre como deve ser a atuação dos profissionais de experiência do usuário, tanto para os novos profissionais menos experientes, quanto para as empresas que ainda não possuem muita maturidade com esta área.

Fique tranquilo, vamos te explicar como deve ser esta atuação, aqui neste post!

Maturidade das empresas com experiência do usuário

Antes de explicar como o UX Designer deveria atuar em uma empresa, vale lembrar que existem muitos pontos que devem ser levados em conta como por exemplo: o tamanho da empresa, a equipe de design e como é feita a organização dos profissionais de experiência por especialidade dentro da empresa, estes são apenas alguns pontos que podem interferir na atuação deste perfil de profissional.

Vamos partir da ideia que a empresa trabalhe com squads, e que cada squad terá um UX Design. Se você ainda não sabe o que é uma squad, fique tranquilo, veja o último post do nosso blog falando sobre este assunto.

O mais importante neste momento é entender que o UX Designer tem um papel estratégico e não operacional, isso muda tudo, logo, este profissional não é somente responsável pela criação de telas das soluções, ele deve estar incluso em todo o processo de identificação e solução de um problema defendendo o ponto de vista dos clientes.

Como o UX Designer dever se posicionar

O UX Design é responsável por criar a melhor experiência para os usuários de um produto, para isso, ele deve conhecer e estar em contato constante com os clientes, entendendo suas dores e necessidades através de pesquisas e validações das soluções propostas.

Perceba que quando falamos de experiência, trata-se de sentimento, estamos abordando todos os pontos de contato do cliente com o produtos que ele vai consumir, seja ele digital ou físico, um bom exemplo disto é o Iphone, que inicialmente foi desenvolvido para ser usado com apenas uma das mãos, com base nesta premissa, tudo que for pensado como solução precisa ser guiado por esta definição, mas o ponto importante é, como chegamos a esta decisão, ou seja, uma pesquisa de comportamento do usuário foi feita antes de decidir como será a interface deste produto, logo o UX Design precisou atuar neste processo, e isso deve ser feito em todos os pontos que haja a interação do cliente, desde a embalagem até o pós venda do produto.

Existem vários processos e ferramentas que ajudam os profissionais de experiência a realizarem seu trabalho, é como uma caixa de ferramenta que será acessada para utilizar a melhor ferramenta em uma determinada situação.

O mais importante é ter em mente qual o objetivo principal do seu trabalho, qual dor você quer resolver, a partir disto qual ou quais ferramentas vão te ajudar com esta solução.