Muitas pessoas se sentem desvalorizados em relação ao salário que recebem nas empresas que trabalham, porém muitas delas ainda não sabem qual é a melhor forma e o momento de pedir aquele aumento que merece.

Esse tema é sensível, pois falar de dinheiro com o chefe nunca é algo fácil de se fazer, além disso, é importante ter certeza que você merece o aumento que está pedindo

Para deixar mais claro como você pode medir seu valor como profissional, vou dar aqui algumas dicas que podem te ajudar nesta negociação.

Leve em conta o cenário da empresa na hora de pedir seu aumento

Pode não parecer, mas todo orçamento anual da empresa já deve ter sido definido, isso indica que um pedido de aumento tende a ser algo fora do planejamento,  por isso, é muito importante ter o máximo de cuidado e bons motivos para justificar seu pedido de aumento.

Entenda que este tipo de negociação tem que ser bom para ambas as partes, se por um lado você tem a oportunidade de ter um salário melhor, do outro a empresa deve acreditar que está fazendo isso para manter um bom funcionário.

Tente entender se a empresa está passando por um momento financeiro estável ou em crescimento, um bom indicador deste momento é o aumento na demanda de trabalho no dia a dia, mas não é só, muitos indicadores financeiros não são compartilhados com os colaboradores e fica difícil ter certeza somente com base na percepção particular.

Entendendo que a empresa passa por um bom momento financeiro, garanta que você terá bons argumentos para negociar seu aumento de salário, utilize os bons resultados que você gerou para empresa.

Tenha autoconhecimento

Esta é a hora de mostrar o quanto você se conhece valorizando seu trabalho e usando o seus resultados como argumento na negociação do seu aumento, antes de sentar com o seu gestor levante todos os pontos positivos que você possui para ajudar a empresa isso dará a ele uma visão do valor que você tem para empresa.

Estude o mercado que você atua saiba como Outras empresas estão pagando para entender se o seu salário está ou não defasado em relação as referências pesquisadas isso dará a você uma visão holística da área que você atua.

Crie oportunidades

Não seja o perfil do colaborador insatisfeito com tudo lembre-se que toda empresa tem pontos positivos e pontos negativos a sugestão aqui é que você utilize suas habilidades para identificar pontos ruins propor melhorias e com isso criar oportunidades dando visibilidade do seu trabalho e sendo valorizado como profissional, lembre-se que reclamar de tudo não é bom pra ninguém por isso seja otimista e mostre que você veste a camisa da empresa.

O melhor momento para pedir seu aumento

Se você ainda não passou por essa experiência entenda que tudo isso é um processo que deve ser trabalhado de forma cuidadosa por isso comece evidenciando os resultados positivos do seu trabalho e tente pedir feedback is do seus líderes sobre o que está sendo feito este será um excelente termômetro para saber quando a situação estará favorável para esta conversa.

Por fim seja transparente com seus objetivos isso dará aos seus líderes uma visão de onde você quer chegar e fará com que eles acompanho sua jornada profissional lembre-se de ter bom senso para que as coisas funcionem todos devem ganhar de um lado você crescendo profissionalmente e melhorando o seu salário e a empresa tendo um profissional exemplar motivado que será referência para os outros colaboradores.

Agora é com você, espero que tenha ajudado e desejamos sucesso em sua jornada.