Para começar essa série, é importante saber que comportamento é a soft skill da liderança, esse é um tema super importante que não pode ficar de lado quando falamos de liderança.

Imagine que você é o responsável por uma área de design ou até mesmo o dono de uma empresa que precisa contratar uma pessoa para liderar os profissionais da área, o comportamento desse profissional será o reflexo da área como um todo.

Tenha em mente que, por mais que um profissional tenha muito conhecimento sobre design e seus processos, ainda assim ele deverá lidar com pessoas, isso é uma habilidade que nem todos tem e que precisa ser avaliado com critério.

No dia a dia de uma empresa, um líder de qualquer área precisa lidar com os problemas do seus liderados, questões éticas, questões políticas da empresa, e muitos outros assuntos que em muitas vezes não deve ser transparecido aos profissionais que ali estão trabalhando, pois isso pode gerar desmotivação nos colaboradores, um fator que pode destruir qualquer liderança.

Outro ponto importante, será as rotinas diárias que esse profissional terá, elas serão totalmente diferente do que ele estava acostumado a fazer, provavelmente ele trocará seu software de design e colaboração por uma planilha do excel ou uma documentação no word que em seus momentos mais próximos da antiga realidade, será apresentado em um ppt para os responsáveis da área.

Por fim, lidar com pessoas e manter os colaboradores motivados e fazer com que os objetivos da empresa seja alcançados são habilidades que devem que ser levadas em conta no momento de buscar uma cadeira de liderança ou gestão, não se esqueça: “Comportamento é a soft skill da liderança”

Se antes suas metas dependiam apenas de você, certamente sua realidade será outra, não esqueça disso, você será o exemplo e a referência da área para muitos profissionais e sua experiência e habilidade em lidar com pessoas fará toda a diferença no seu sucesso ou não como líder ou gestor, pense nisso.