Se você chegou até aqui é porque quer saber um pouco mais sobre como fazer a gestão da sua carreira e se tornar um novo líder/gestor, antes de abordarmos esse assunto, sugiro que você leia os artigos anteriores dessa série focado em liderança e gestão, eles te ajudarão a ter mais clareza sobre como tomar a decisão de dar o próximo passo ou até mesmo melhorar o trabalho que você exerce como líder ou gestor.

Se você já é um líder, como um gestor provavelmente vai escutar aqui conselhos pelos quais já deve ter passado no processo de liderança e gestão da sua carreira, adianto que os conselhos aqui sugeridos, são com base na minha experiência e não um processos a serem seguidos cegamente, fique a vontade para fazer seus comentários e sugestões a respeito desse artigo.

Vamos falar de gestão de carreira, diferente de gestão de pessoas aqui o foco é você e não o seus liderados, entenda que existe um caminho até você se tornar um gestor ou líder e para isso vamos dar algumas sugestões sobre como você pode fazer a gestão e o planejamento da sua carreira.

1º – Tenha em mente seu próximo passo

Sim, como gestor esta será uma rotina no seu dia dia, planejar os próximos passos não deve ser limitado a cadeira que você ocupa mas também a sua vida profissional, mesmo que ela esteja se iniciando agora.

Planejar o próximo passo é ter foco em um objetivo pessoal, seja ele mudar de empresa, caso você não esteja contente na instituição onde atua, entender quais são os caminhos para crescer na empresa que está trabalhando ou até mesmo quais habilidades você precisa desenvolver para se tornar o novo líder entre os colaboradores.

Profissionais de design tem naturalmente uma habilidade parecida com a de prever o futuro, isso porque em nossa caixa de ferramentas, estamos o tempo todo entendendo o cenário, mapeando perfis e desenhando formas de resolver um problema dos nossos usuários, use suas habilidades para desenhar seu próprio futuro, faça o design da sua vida, se algo te incomoda onde você trabalha mapeie esses pontos, entenda os prós e contras, defina uma estratégia, ter essa visão holística do cenário em que você se encontra pode te dar clareza sobre quais serão os as melhores decisões sobre os próximos passos.

Se o seu objetivo é se tornar um líder, coordenador ou gestor, entenda como essa mudança vai impactar as suas rotinas, saiba se essa oportunidade se abrirá na empresa em que você atua ou faça um benchmark e busque empresas que podem te dar essa oportunidade, lembre-se que esse desafio é novo e você precisa se dedicar para que ele dê certo.

De modo geral temos a faca e o queijo na mão, utilizar as ferramentas que aprendemos no decorrer da nossa vida profissional para tudo que fazemos na vida, é o que separa os bons dos maus profissionais.