É muito comum em grandes empresas, ter profissionais bons sem visibilidade e  profissionais com visibilidade nem tão bons assim. A verdade é que, ser um bom profissional e saber como gerar valor para sua carreira, são coisas diferentes e complementares e precisamos unir esses dois pontos.

Se você é um bom profissional e acha que as pessoas não percebem seu valor, aqui vão algumas dicas que podem ajudar você dar visibilidade aos seus pontos fortes para as pessoas que trabalham seu redor

Entenda as necessidades para gerar valor em sua carreira profissional

Apesar de parecer óbvio, muitas pessoas não sabem onde começa e onde termina sua atuação no trabalho, muitas vezes não existe nenhum tipo de definição clara, o importante aqui não é se limitar a fazer somente o seu trabalho, mas evidenciar o que cabe a você e os resultados alcançados.

Saiba o que se espera de você como profissional

Ter clareza sobre sua atuação é de extrema importância para você identificar quais são os pontos fortes e pontos de melhoria no seu trabalho, veja o exemplo da carreira “Y”, onde um especialista e um coordenador estão no mesmo nível hierárquico, porém, de um especialista se espera muito conhecimento técnico para que ele possa apoiar os profissionais menos experientes, já do coordenador, espera-se uma gestão de pessoas, ajudando os colaboradores  nas rotinas de trabalho e em suas carreiras.

Você pode fazer 110%

Muitos vão dizer que isso é impossível, de forma resumida o que estou dizendo aqui é para você se destacar, fazer somente o seu papel é o mínimo que a empresa espera de você, dedique-se em algo a mais, algo que te diferencia dos outros profissionais, seja pró ativo, participe de discussões, dê sugestões de melhorias, mas além de tudo, dê visibilidade das suas conquistas, valorize suas ações e os impactos que eles geram entre os colaboradores.

Peça feedback constante

Esteja aberto para solicitar e receber feedbacks, muita gente não gosta, mas esta é uma forma muito boa de perceber quais pontos podem ser melhorados e como está sendo percebido o seu seu desempenho entre as pessoas que trabalham com você, isto pode ser feito com todas as pessoas envolvidas no seu trabalho de forma simples através de uma conversa franca.

Junte sua habilidade em gerar valor e a qualidade de ser um bom profissional, destaque-se em suas rotinas de trabalho e valorize suas conquistas evidenciando os resultados, esta é uma pequena receita para você conseguir gerar valor como profissional.