Atualmente muito se fala sobre experiência do usuário, isso se tornou muito importante no momento em que as pessoas têm acesso a comunicação e soluções por conta da internet.

 Antigamente a maior parte do dinheiro investido em um produto era gasto com o marketing e a parte menor do orçamento era focada no produto, hoje isso mudou, as empresas entendem o quanto é importante melhorar a qualidade dos seus produtos com foco nos seus usuários, vamos te falar sobre alguns pontos que são cruciais para melhorar a experiência do seu produto digital e fazer com que seu cliente naturalmente promova seu produto.

 Estão aqui algumas características que devemos levar em conta na hora de melhorar a experiência do seu produto:

Entenda e dê voz ao seu cliente

 Antes de qualquer coisa você precisa entender e dar voz aos seus usuários, isso quer dizer que você precisa focar nas reais necessidades dos seus clientes, para isso é muito importante que ele saiba onde e como entrar em contato com a empresa se ele achar necessário através de um telefone um e-mail ou um chat.

Não basta somente ter um canal de comunicação de fácil acesso com os seus clientes, escutes suas necessidades e trabalhe para que cada dia seu clientes tenha menos motivos para entrar em contato.

 Arquitetura de informação

 A organização das informações do seu produto é de extrema importância na experiência, uma vez organizado o conteúdo, fica muito fácil do cliente se localizar e entender qual a mensagem que você quer passar a ele.

 Comunicação clara e transparente

 Leve em conta a forma de se comunicar com seu cliente, você deve saber que a abordagem certa para uma atleta por exemplo é diferente de uma comunicação feita para um executivo ou para uma criança.

Seja transparente com sua comunicação vá direto ao ponto, seu produto deve resolver um problema e nada melhor que isso seja feito da maneira mais rápida e agradável possível.

 Facilidade de uso

Tudo que conversamos anteriormente não fará sentido se o seu produto digital tiver problemas de usabilidade, estudos mostram que usuários optam por outros produtos pela sua facilidade de uso, não deixa esse ponto de fora, garanta que o seu produto seja fácil de ser utilizado.

Lembre-se que muitos dos usuários de produtos digitais acessam seus produtos através de dispositivos móveis, por isso, não deixa que isso seja um problema para o seus clientes.

 Boa identidade visual

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a experiência não está diretamente relacionada a uma identidade visual, isso sim é importante e deve ser tratado com muito cuidado, mas esta é uma parte da experiência como um todo,  evite excessos na comunicação visual, utilize o que realmente é necessário sem excessos, lembre-se que o foco está na solução do problema do cliente.

 Vale lembrar que uma boa experiência é o sentimento que o usuário tem com o seu produto, isso está presente em todos os  pontos de interação entre o eles, desde a propaganda que ele visualiza em uma rede social, até a forma que ele é recebido para utilizar o seu produto pela primeira vez.

Criar uma boa experiência para o seu cliente lhe trará  grandes benefícios, uma vez satisfeito com o seu produto este cliente certamente se sentirá confortável para indica-lo aos seus amigos.

Espero que tenha ajudado, nos veremos em breve com mais dicas de experiência.