Atualmente muito se fala sobre experiência do usuário (UX), isso passou a ser mais comum depois que as empresas perceberam que o cliente está cada dia mais exigente sobre os produtos que consome, por isso, é muito importante saber como melhorar a experiência do seu produto digital.
Quando falamos de produtos digitais isso fica ainda mais evidente, primeiro por conta da concorrência cada dia maior de produtos que prometem soluções parecidas e segundo por conta do poder que a internet tem de influenciar as pessoas, isso faz com que a experiência seja um grande diferencial em relação aos concorrentes e uma excelente forma de se destacar quando as pessoas falarem bem sobre a experiencia que teve do produto em redes sociais.
Antigamente a maior parte do dinheiro investido em um produto era gasto com o marketing e a parte menor do orçamento era focada no produto. Hoje isso mudou e as empresas entendem o quanto é importante melhorar a qualidade dos seus produtos com foco nos seus usuários. Vamos te falar sobre alguns pontos que são cruciais para melhorar a experiência do seu produto digital e fazer com que seu cliente naturalmente promova seu produto.
Estão aqui algumas características que devemos levar em conta na hora de melhorar a experiência do seu produto e encantar seus clientes:
Entenda e dê voz ao seu cliente
Antes de qualquer coisa, você precisa entender e dar voz aos seus usuários, isso quer dizer que você precisa focar nas reais necessidades dos seus clientes, para isso é muito importante que ele saiba onde e como entrar em contato com a empresa se ele achar necessário através de um telefone um e-mail ou um chat.
Não basta somente ter um canal de comunicação de fácil acesso com os seus clientes, escutes suas necessidades e trabalhe para que cada dia seu clientes tenha menos motivos para entrar em contato.
Arquitetura de informação
A organização das informações do seu produto é de extrema importância na experiência, uma vez organizado o conteúdo, fica mais fácil do cliente se localizar e entender qual a mensagem que você quer passar a ele, além de diminuir o esforço cognitivo necessário para localizar algo que ele esta buscando em seu produto.
Comunicação clara e transparente
Leve em conta a forma de se comunicar com seu cliente, você deve saber que a abordagem certa para uma atleta, por exemplo, é diferente de uma comunicação feita para um executivo ou para uma criança.
Seja transparente com sua comunicação vá direto ao ponto. Seu produto deve resolver um problema e nada melhor que isso seja feito da maneira mais rápida e agradável possível.
Facilidade de uso
Tudo que conversamos anteriormente não fará sentido se o seu produto digital tiver problemas de usabilidade. Estudos mostram que usuários optam por outros produtos pela sua facilidade de uso, não deixe esse ponto de fora, garanta que o seu produto seja fácil de ser utilizado.
Lembre-se que muitos dos usuários de produtos digitais acessam seus produtos através de dispositivos móveis, por isso, não deixe que isso seja um problema para o seus clientes.
Boa identidade visual
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a experiência não está diretamente relacionada a uma identidade visual, isso é sim importante e deve ser tratado com muito cuidado, mas esta é uma parte da experiência como um todo. Evite excessos na comunicação visual, utilize o que realmente é necessário sem exageros. Lembre-se que o foco está na solução do problema do cliente.
Vale lembrar que uma boa experiência é o sentimento que o usuário tem com o seu produto. Isso está presente em todos os pontos de interação entre ele e o produto, desde a propaganda que ele visualiza em uma rede social, até a forma que ele é recebido para utilizar o seu produto pela primeira vez.
Criar uma boa experiência para o seu cliente lhe trará grandes benefícios, uma vez satisfeito com o seu produto este cliente certamente se sentirá confortável para indica-lo aos seus amigos.
Espero que tenha ajudado, nos veremos em breve com mais dicas de experiência.
Aproveite para saber mais sobre: “Como deve ser a atuação de um UX Designer”
Abraço!