Se você está em dúvida sobre mudar ou não de empresa provavelmente está se questionando como fazer isso de uma forma segura, vamos listar aqui alguns indicadores que você deve levar em conta para decidir quando é a hora de mudar de emprego.

Antes de falar sobre esse assunto gostaria de deixar claro que os conselhos aqui descritos são de experiências que vive e que funcionaram para o meu caso acho válido compartilhar essas experiências para que vocês possam analisar e entender se de alguma forma elas podemAjudar você tomar a melhor decisão, deixo claro que é o meu ver não existe certo nem errado apenas uma visão adicional sobre como lidar com essa situação.

A dúvida sobre mudar de emprego normalmente aparecem dois cenários:

O primeiro quando você recebe uma proposta de outra empresa e esta gera em você um grande interesse pelo desafio, normalmente este é o cenário mais confortável pois tende a ser um reflexo de um bom trabalho realizado que foi percebido e valorizado por empresas com oportunidades que se encaixam no seu perfil.

O segundo cenário é quando você como profissional se sentir desmotivado ou desvalorizado na empresa que está atuando neste caso alguns pontos podem ser levados em conta para que você tome uma decisão.

Leve em conta seu planejamento profissional é muito importante que você saiba onde você quer chegar, uma pergunta que pode te ajudar com esta visão é “como você se vê daqui a cinco anos?” Se você ainda não se fez essa pergunta esse é o momento de refletir a respeito pois uma vez que você definir um objetivo tudo fica mais fácil e vamos te mostrar por que.

Uma vez que você tenha um objetivo funcional definido entenda o que você precisa para alcançar seu objetivo e com isso verifique se a empresa que você trabalhar te dar as condições necessárias para alcançar este objetivo assim você conseguirá saber se vale ou não seguir trabalhando onde você se encontra.

Defina o que precisa ser feito para que você possa alcançar seu objetivo de cinco anos saiba quais desses objetivos depende de você e quais deles depende do seu contratante mantenha-se atualizado e de evidência do seu trabalho para as pessoas que estão a sua volta saiba também como o mercado está e o que ele pode te oferecer, isso pode ser feito facilmente através de plataformas como LinkedIn e sites de avaliação de empresas além da facilidade de comunicação com profissionais que trabalham em outras empresas.

Entenda que você é o responsável pela sua carreira as empresas que você atua devem ser apenas um motivador do seu empenho seu sucesso só depende de você por isso tenha o controle da sua vida profissional em suas mãos.